VISITA ÀS SALINAS

desde/por pessoa  4.00
  • Natureza

Descrição

RESERVE AQUI

Visita às Salinas

A exploração de sal na região de Aveiro remonta a uma época anterior à formação da própria Ria de Aveiro, sendo o primeiro documento escrito sobre o salgado aveirense anterior à fundação da nacionalidade.

Ao longo dos séculos, a instabilidade da barra representou um factor decisivo na variação do número e produção das salinas, que se traduziu por períodos de decadência, intercalados por períodos muito favoráveis à produção, como aconteceu no séc. XVI, em que Aveiro se transformou num dos melhores portos de Portugal, havendo um grande incremento na comercialização de sal e na pesca do bacalhau. Existem ainda registos que comprovavam a existência de cerca de 256 marinhas de sal nos anos 50, número esse que decaiu para 9 no ano de 2017.

A visita às Salinas de Aveiro tem a duração de aproximadamente 45 minutos e é acompanhada por um guia que lhe explicará toda a história, tradição e os segredos por detrás das marinhas. Através desta visita, poderá viajar um pouco ao passado da nossa cidade, e compreender a evolução do processo de safra. Ficará a conhecer processos, métodos e ferramentas utilizados, a fauna, a flora e a pessoa que está por trás de todo o trabalho, o marnoto.

Preços

  • Preço de adulto: 4€
  • Preço de criança (5-12 anos): 3€
  • Preço de crianças até aos 5 anos: Gratuito
  • Temos, no entanto, preços e condições especiais para grupos. Contacte-nos para as conhecer!