ALIANÇA UNDERGROUND MUSEUM & ALDEIAS DE XISTO DA LOUSÃ

desde/por pessoa  25.00
  • Passeios

Descrição

Visita ao Aliança Underground Museum & às Aldeias de Xisto da Lousã

No dia 26 de Novembro (domingo) a SENTIR AVEIRO irá realizar um Passeio ao Aliança Undergound Museum e às aldeias de Xisto da Lousã – Talasnal e Casal Novo.

Aliança Underground Museum:
O Aliança Underground Museum é um espaço expositivo, que se desenvolve ao longo das tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal.
Contemplando oito colecções distintas, este equipamento museológico versa áreas como a arqueologia, etnografia, mineralogia, paleontologia, azulejaria, cerâmica e estanharia abrangendo uma impressionante extensão temporal com milhões de anos.
Inseridos no grande universo da Colecção Berardo, estes acervos resultam do cuidado constante do coleccionador José Berardo, em imunizar peças e obras de arte, de múltiplas origens e espécies, com significado por vezes histórico, por vezes sentimental.

Castelo da Lousã:
Também conhecido como Castelo de Arouce, pertence a uma das primeiras linhas defensivas criadas para controlar os acessos meridionais a Coimbra, na segunda metade do século XI.
Nos primeiros tempos da monarquia, a localidade desempenhou um papel importante, a que não foi alheia a sua condição de vila de fronteira. Em 1124, uma incursão islâmica tomou o castelo e, de novo na posse do Condado Portucalense, foi agraciada com foral em 1151, por D. Afonso Henriques.
De acordo com uma lenda antiga, na época da ocupação muçulmana o castelo terá sido erguido pelo emir (chefe árabe) Arunce, para a proteção de sua filha Peralta e dos seus tesouros após derrotado e expulso de Conimbriga.

Talasnal:
Está é, desde há muito, a Aldeia do Xisto da Serra da Lousã que tem dado mais visibilidade e carisma ao conjunto. Pela sua dimensão e disposição, mas também pelos muitos pormenores das recuperações das suas casas. E também pela forma como a aldeia nos seduz pela boca.
Aqui reina a Natureza, sensível, que pede respeito. Aqui sente-se o pulsar da terra e a sua comunhão com os homens quando se avistam ao longe as aldeias. Parecem ter nascido do solo xistoso, naturalmente, como as árvores.

Casal Novo:
A aldeia desenvolve-se na dobra da encosta, em declive acentuado, orientando-se a Norte, e a envolvente arbórea da aldeia não permite perceber o seu perfil.
A malha urbana corresponde, quase exclusivamente ao eixo criado pelo caminho que atravessa a aldeia no sentido ascendente-descendente, e que a liga ao Santuário de Nª Srª da Piedade. Duas ou três vielas perpendiculares, e umas quantas entradas laterais em espaços de fruição pública, quebram o contínuo de construções que, de um e do outro lado, se encavalitam.
Da eira da aldeia pode observar-se a Lousã e o seu castelo.

O percurso entre Talasnal e Casal Novo será feito a pé. Trata-se de um percurso de dificuldade 1, ou seja, fácil e com uma duração de cerca de 30 minutos.

O que está incluído

  • Viagem de ida e volta de autocarro de e para Aveiro;
  • Entrada no Aliança Underground Museum;
  • Acompanhamento durante o percurso;
  • Seguros de Responsabilidade Civil e de Acidentes Pessoais exigidos pelo Turismo de Portugal.

O que não está incluído

  • Almoço/Lanche;
  • Extras de caráter individual e tudo o que não estiver mencionado como incluído.

Recomendações

  • Usar vestuário e calçado apropriado (nada de saltos e plataformas);
  • Levar comida para o almoço (no local onde faremos a paragem para almoço tem um restaurante, mas necessita de reserva prévia);
  • Compridos para enjoo (caso necessário);
  • Levar água;
  • Levar Máquina Fotográfica;
  • Em períodos de sol intenso, recomenda-se o uso de boné e protector solar.
  • Levar Boa disposição.

Preços

  • 25€ por pessoa (Nº mínimo de pessoas: 20 e nº máximo: 31)
  • Para reservar o seu lugar, entre em contacto connosco através do Facebook, do nosso email sentir@sentiraveiro.com ou dos números 910 085 937 e 910 085 935
  • A reserva só será confirmada após o envio do nome completo, contacto e pagamento de 15€ através do IBAN PT50 0010 0000 5353 3670 0015 8.

Programa

Itinerário
Encontro ao lado da reitoria da Universidade de Aveiro às 08h45 de domingo (26/11)
Deslocação para Sangalhos onde iremos fazer a visita guiada ao Aliança Underground Museum
Após a visita seguiremos para o Castelo da Lousã, onde poderão admirar a beleza da sua praia fluvial e da Via Sacra
Seguiremos de autocarro para o Talasnal, onde terão tempo para contemplar esta encantadora aldeia e a sua vista
Aí, iniciaremos o percurso pedestre para a aldeia de Casal Novo onde o autocarro os irá buscar para regressar a Aveiro
Previsão de chegada a Aveiro às 19h00.
O número mínimo para se realizar o roteiro é de 20 pessoas e o máximo de 31 pessoas.

 

Avalie este roteiro